De Penela até Cotas

Publicada por Andreia Gonçalves , quarta-feira, 12 de maio de 2010 09:52

Penela, com o seu castelo elevado de origem medieval e casario revestido admiravelmente preservado, vale um passeio matinal. Caso contrário, o melhor é optar por dar continuidade ao périplo pela história antiga do concelho e visitar a Vila do Rabaçal, que integra a trilogia romana da região e dá a conhecer a área residencial.
Mas o peso da cultura não consegue apagar o apetite despertado pelo aroma dos queijos produzidos nesta zona.

Procuramos paisagem à altura para absorver os prazeres que as terras de Sicó têm para nos oferecer. Um dos bosques de carvalho no Pombalinho será o cenário de eleição. Floresta encantada, integra uma vasta zona protegida por agregar a maior extensão desta espécie de árvores na Península Ibérica.
Absorvidos na História, na ambiência mágica dos carvalhais e apoderados pelo movimentação nesta terra de silêncios mágicos chegamos a Cotas, aldeia abandonada desde meados do século passado e entretanto recuperada por Manuel Casal e Vítor Mineiro Nestas belíssimas casas dedicadas ao turismo rural rendemo-nos, então, ao céu estrelado, jardins cuidados, recantos abandonados devorados pela força da natureza e às casas decoradas com charme e elegância. É aí que iremos pernoitar nos próximos dias.

0 Response to "De Penela até Cotas"

Enviar um comentário